Como Criar um Site

A pergunta que muitas vezes se coloca, quer para amadores quer para profissionais, é Como Criar um Site? Não que haja uma maneira 100% certa e infalível para a criação de sites, dado que, nesta área, cada caso é mesmo um caso; mas existem algumas técnicas a utilizar e boas práticas que devemos tomar, bem como uma ou outra ferramenta de suporte à criação de sites que podemos utilizar.

O tempo do HTML puro e duro já passou. A maneira de como criar um site nos dias de hoje está certamente mais facilitada para aqueles utilizadores que têm um conhecimento rudimentar de HTML mas que ainda assim pretender construir a sua página web. Existem portanto diversas plataformas integradas (e sem custos associados!) que permitem agilizar e melhorar o processo de criação de sites. Uma das quais, provavelmente a mais famosa, é o WordPress. Com um número infindável de plug-ins, gadgets, funcionalidades, grande interactividade com o utilizador e um resultado final muito bom, é provavelmente a plataforma mais utilizada, a um nível básico – intermédio para a criação de sites. No site desta poderosa ferramenta (que “domina” 24% de todos os websites do mundo!) poderá encontrar mais informações.

Tal como referimos no primeiro parágrafo, não existe uma maneira 100% certa de como criar um site. Existe sim um conjunto de boas práticas a seguir que passam por incluir poucos blocos de texto, utilizar imagens informativas e descritivas, a fim de cortar os blocos de texto que possam eventualmente surgir, criar uma página dinâmica e interactiva com bastantes hyperlinks e com linguagem acessível. Não se esqueça, durante a criação de sites, que um site não é um blog, e que portanto deve ser algo como uma montra da sua empresa ou negócio – que é apelativa e cativante – e não um catálogo descritivo de todos os seus serviços e produtos, longo, extenso e entediante. Como Criar um Site? Você saberá melhor que ninguém, nem vai precisar de um designer para o ajudar com este projecto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *